sábado, 18 de agosto de 2012

União Soviética - Olimpíadas de Moscou (1980 )



Este vídeo apresenta a cerimônia de abertura das Olimpíadas  de Moscou (1980 )  realizadas na ex União Soviética  .  Reparem como os soviéticos fazem do evento um momento para exaltar os símbolos do país, como a cor vermelha por exemplo, cor da bandeira soviética , cor que ameaçava o mundo capitalista ! 





sábado, 11 de agosto de 2012

















Algumas palavras sobre a Revolução Russa 


  Será possível construir uma sociedade igualitária sem a  existência de classes  ?  Segundo alguns críticos a construção desta sociedade imaginada pelos socialistas é utópica .

    Seja como for, a sociedade capitalista também não constitui ideal de organização social quando  se pensa na realidade vivida pelos grupos humanos que se encontram nesse sistema sócio-econômico.   O modelo de sociedade  construído pelo capitalismo em diversos países  é devastador até mesmo para o planeta, quando , baseado na lógica de um consumo desenfreado vem depredando  a natureza e  comprometendo as gerações futuras.  

   Mas será que o modelo de sociedade criado na Rússia a partir de um longo processo revolucionário a partir de 1917  foi capaz de oferecer um modelo ideal de sociedade  que,  não baseada na lógica do capitalismo, criou uma sociedade mais justa e igualitária ?  A história revela que não ,

   Mas a Russia viveu realmente uma experiência socialista ?   É o capitalismo a fonte de todo o mal e o socialismo a nossa salvação ? O socialismo também pode servir de fachada  a grupos que comandam o aparelho do Estado, totalmente burocratizado, para  acumular riquezas .

  Enfim, vamos discutir estas questões em  aula : Esqueçam o discurso tradicional : capitalismo representa o mal e o socialismo o bem  ou vice e versa .  

Vamos discutir e pensar !

.Na história prefiro o debate do que fato contado
Professor  Claudio Coimbra